quarta-feira, 6 de julho de 2011

CASO VERDADE

Eu sempre gostei de ler sobre crimes famosos. Nos próximos posts , vou colocar alguns que me intrigam, seja pela barbárie ou pelo enigma..Casos de repercussão nacional, que não podem cair no esquecimento. Divido aqui com vocês um pouco do que pesquisei...


                                        CRIME DO BAR BODEGA
                                           SãoPaulo. Madrugada do dia 10 de agosto de 1996. 

Naquela madrugada, um bando de homens armados entrou no bar Bodega, no bairro de Moema, iniciando um assalto que teria como desfecho os dois tiros fatais a queima-roupa contra o dentista José Renato Tahan, de 26 anos (que entrara desavisadamente na choperia), e a morte da estudante de odontologia Adriana Ciola, de 23 anos (que estava no Bodega desde o início do assalto e foi alvejada de maneira gratuita no momento em que os assassinos fugiam).
O fato de o crime ter ocorrido num bar freqüentado pela elite paulistana, de propriedade de atores conhecidos (Luis Gustavo e os irmãos Tato e Cássio Gabus Mendes), logo levou o caso para as primeiras páginas dos jornais. As manchetes falavam em pânico coletivo .
Paralelamente, os familiares de Adriana Ciola lideraram a formação do movimento Reage São Paulo.  

Dentre os nove detidos estava Cléverson, menor infrator envolvido com drogas, acusado de assassinato e com passagem pela Febem. O clímax do episódio ocorre quando, alguns meses depois da detenção dos suspeitos e de sua execração pública, a verdade começa a vir à tona: sete dos nove presos são libertados por insuficiência de provas, constatando-se que confissões haviam sido obtidas sob tortura e com a conivência de uma população sedenta de vingança. 
Um detalhe importante : todos os detidos eram NEGROS, POBRES E MORADORES DA PERIFERIA DA CIDADE. Mesmo as testemunhas do crime afirmarem que os assaltantes eram BRANCOS.
Após atingir a maioridade, Cléverson voltara para a casa do pai e havia conseguido emprego, mas foi ASSASSINADO uma semana antes de completar 20 anos. Um crime que NUNCA foi investigado pela polícia e NUNCA foi manchete de jornal.

O jornalista Carlos Dorneles escreveu um livro justamente sobre esse episódio. O livro chama-se BAR BODEGA - UM CRIME DE IMPRENSA, publicado pela Editora Globo.
O caso passou a ser comentado internacionalmente por respeitáveis organizações de direitos humanos, debatido nos cursos de Direito e jornalismo, além de citado em vários trabalhos científicos apresentados nestas áreas.

TRECHO DO LIVRO "BAR BODEGA" :

"
Bar Bodega 17
O crime
Os homens entraram em fila no bar. Eram três. Na frente, o mais forte, um paredão. Não chamavam a atenção de ninguém. Mais quatro homens entraram depois. Duas e meia da madrugada de um sábado. Noite fria, muitas mesas já estavam vazias, mas ainda havia uns vinte clientes.
Os dois grupos se dividiram, para os fundos do bar e para o caixa. Nenhuma arma era visível. Três minutos antes, o grandalhão, segurança da casa, tinha sido rendido na entrada. Não deu tempo pra nada. Um homem magro, franzino, encostou a arma no pescoço dele.
- Hoje, eu sou o crime!
Os manobristas foram rendidos ao mesmo tempo. E entraram no bar, todos em fila. Primeiro, dois assaltantes e Vivaldo, o segurança, que foi levado para próximo do banheiro. Depois entraram os manobristas com outros dois assaltantes. Em segundos, o barman e o caixa já tinham canos de armas na barriga. Só então o assalto foi anunciado."

Fonte : Observatório da imprensa.
Para saber mais (copiar e colar) :  http://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Bodega




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então...